Notícias

02/12/2019

Projeto SI2E apoiado pela Litoral Rural, inaugurado em Matosinhos


 

Pastelaria artesanal resulta de candidatura ao programa SI2E
Há uma nova pastelaria em Santa Cruz do Bispo que resulta de uma candidatura ao Sistema de Incentivo ao Empreendedorismo e Emprego, acompanhada desde o início pela Câmara Municipal de Matosinhos e apoiada pelo Grupo de Ação Local Litoral Rural.

 

A candidatura do projeto ARDOCE partiu da “Sabores Riba Leça, Lda.”, uma empresa criada por Ana Sá e António Sá, em outubro de 2017.

Ana Sá possui formação específica na área da pastelaria, confeitaria, pão, biscoitos, doçaria conventual, semifrios e de cozinha, obtida em 2013 na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, onde realizou o curso de Gestão e Produção de Pastelaria e um estágio formativo na pastelaria Gérard Mulot em Paris.

A ideia da “Sabores Riba Leça, Lda” foi criar uma marca própria de pastelaria artesanal, assente na qualificação dos recursos humanos, certificação, experiência, qualidade dos produtos, sustentabilidade e capacidade de resposta personalizada.

A ARDOCE pretende recuperar as características tradicionais da pastelaria portuguesa e da região, em parceria com a produção agrícola local, contribuindo para a dinamização da economia da região.

 

O projeto foi concretizado com o apoio do GAL Litoral Rural – Associação de Desenvolvimento Regional, entidade que na região gere o Sistema de Incentivo ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E), envolvendo um investimento de 98.590,50€ com uma taxa de apoio de 50%, suportada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e possibilitando a criação de três postos de trabalho, apoiados pelo Fundo Social Europeu.

O valor do investimento na ARDOCE foi aplicado em obras de requalificação e adaptação de um espaço com 81,40m2 na unidade de fabrico, aquisição de equipamentos, obtenção de certificações e criação de uma marca própria.

 

Recorde-se que, no âmbito do SI2E, é viabilizado o apoio às micro e pequenas empresas do território, incluindo entidades que exerçam uma atividade artesanal, com um financiamento público até 50% o qual permite apoiar a criação de postos de trabalho, bem como todos os investimentos materiais necessários à expansão ou modernização das empresas.

Voltar

Associação de Desenvolvimento Regional